Luena – O vice-governador do Moxico para o sector Político, Económico e Social, Victor da Silva, realçou, no Luena, a preponderância e determinação dos antigos combatentes no alcance da Independência Nacional e na consolidação da paz no país.
Ao discursar no acto provincial do Dia Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria (15 de Janeiro), o responsável reconheceu o “árduo” papel e sacrifício desempenhado por estes veteranos, para a conquista da soberania nacional.
Após 50 anos, desde a proclamação da Independência Nacional, disse que a luta dos antigos guerreiros deve ser continuada pela actual geração, com o intuito de se erguer uma nação desenvolvida e inclusiva.
“ Se ontem empenhamos armas para conquistar a liberdade hoje, devemos erguer novas ferramentas para combater a fome, pobreza, desigualdade social e outros males que nos impedem”, disse.
Referiu que o Executivo continua engajado na materialização das políticas públicas voltadas ao bem estar do antigo combatente e veterano da pátria, destacando os programas de capacitação e a criação de cooperativas agrícolas.
Por sua vez, o director do gabinete Provincial dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria no Moxico, Alberto Kalumbi Keshipoko, reiterou que o gabinete controla nove mil 400 filiados, entre antigos combatentes e deficientes de guerra, que beneficiam subsídio de 57 mil kwanzas por mês.
Disse que o sector controla 13 cooperativas e associações agrícolas, onde estão inseridas cerca de 16 mil pessoas.
Já o representante local da Associação Nacional de Deficientes de Angola (ANDA), Zeca Tchamocomoco, disse que a situação da classe é estável, sendo que a maioria, num total de mil 037 associados, está inserida em 32 núcleos, distribuídos em projectos de agrícolas e agropecuária, carpintaria, serralharia, corte e costura.
O 15 de Janeiro foi instituído como Dia Nacional do Antigo Combatente e Veterano da Pátria para homenagear e dignificar os heróis da luta de libertação nacional e defesa do país.
O objectivo da data é reconhecer a contribuição dos antigos combatentes e veteranos da pátria na luta de libertação nacional. MT/TC/YD