Luena – O contributo de Cuba no processo de pacificação e desenvolvimento do país foi, esta quinta-feira, realçado pelo vice-governador para área Política,Económica e social da província do Moxico, Victor da Silva.
O responsável, que falava no âmbito de uma actividade politico-cultural promovida pela Associação dos Ex-estudantes de Cuba, no quadro da celebração o septuagésimo aniversário do Assalto ao Quartel Moncada, naquele país, destacou o apoio de Cuba na melhoria dos sectores da educação e saúde de Angola.
Ressaltou que actualmente os dois países apostam na criação de condições para alcance do desenvolvimento, sobretudo a emancipação económica e o progresso social.
O dirigente apelou à solidariedade de deferentes Estados para o desbloqueio do embargo económico que aquele país sofre dos Estados Unidos, para permitir melhor exploração dos seus recursos e consequente criação de riquezas com vista a garantir o bem estar das suas populações.
Cuba é um parceiro estratégico de Angola desde a Independência, em 1975.
As forças cubanas apoiaram Angola em momentos tifos como os "mais difíceis", quando o país enfrentava uma guerra contra o regime racista sul-africano.
O primeiro convénio de cooperação entre Angola e Cuba remonta a Fevereiro de 1976 e versou os sectores da saúde e da educação. ISAU/TC/MS