Luena – A bravura dos angolanos que determinou a conquista da Independência Nacional, deve, no actual contexto, servir de inspiração para a materialização dos grandes projectos que visam o desenvolvimento do país.
A afirmação foi feita hoje, sábado, pelo vice-governador do Moxico para o sector Político, Económico e Social, Víctor da Silva, quando falava à imprensa no quadro da celebração do “4 de Janeiro”, dia dos Mártires da Repressão Colonial.
O responsável considerou ser uma data de avaliação do percurso histórico do país e de homenagem aos nacionalistas que lutaram em prol da Independência Nacional.
Segundo o vice-governador, os jovens devem dedicar-se nas pesquisas para conhecer a história e o percurso do país, consultando, principalmente, pessoas adultas para uma melhor abordagem e decisão sobre o futuro de Angola.
Na ocasião, os antigos combatentes José Fernando Luciano e Zé Tchimocomoco, destacaram as várias conquistas que o país alcançou após a Independência Nacional, entretanto, solicitaram o reforço de acções que visam a reintegração socioeconómica dos ex guerrilheiros.
O Dia dos Mártires da Repressão Colonial é uma data que visa homenagear milhares de cidadãos nacionais, indefesos, massacrados a 4 de Janeiro de 1961, na Baixa de Cassanje, província de Malanje, pelo então regime colonial português. TC/HD