Malanje- O vice-governador de Malanje para o sector Político, Económico e Social, Domingos Eduardo, defendeu hoje, sábado, mais e melhores respostas aos problemas da população, para honrar a figura e a máxima de Neto, segundo a qual “o mais importante é resolver os problemas do povo”.
O responsável assumiu esta posição à margem da deposição de coroa de flores no largo da liberdade, nesta cidade, em alusão ao Dia do Herói Nacional, que se assinala e que coincide com o centenário de nascimento de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola.
Reconheceu os esforços do Executivo tendentes a melhoria das condições de vida da população, mas disse ser necessário se fazer mais, fazendo jus aos ensinamentos do fundador da Nação.
Por outro lado, Domingos Eduardo apelou ao reforço da divulgação da vida e obra de Neto, sobretudo nas escolas, para se transmitir o seu legado às novas gerações.
Entretanto, destacou as múltiplas dimensões de Agostinho Neto, enquanto médico, político, guerrilheiro, panafricanistas, realçando ser uma das maiores figuras da história do país.
A jornada do 17 de Setembro em Malanje culminou com o encerramento de uma maratona desportiva e uma fogueira do “Manguxi”, esta última que congregou membros do governo, sociedade civil, desportistas e interessados em auscultar a história sobre vida e obra do então presidente Agostinho Neto.
Principal figura do país do século XX, António Agostinho Neto foi médico, escritor e político angolano, nascido a 17 de Setembro de 1922 e falecido 10 de Setembro de 1979, tendo anteriormente exercido as funções de presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e da república de Angola.