Huambo - O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas da província do Huambo, Elmano Francisco, apelou, esta terça-feira, ao reforço das acções de consciencialização para a erradicação da corrupção na sociedade.
O responsável falava no acto de apresentação pública da Estratégia Nacional de Prevenção e Repreensão à Corrupção (ENAPREC) numa iniciativa da Procuradoria-Geral da República, no quadro das comemorações do Dia Internacional Contra a Corrupção, que se assinala a 9 do corrente mês.
Destacou que o envolvimento de todas as forças vivas da sociedade angolana e do Huambo, em particular, no combate contra este mal é fundamental, pelas suas consequências, com realce para a promoção da pobreza e aproveitamento de serviços.
“A corrupção não é um problema dos outros, nem um tema distante de nós, pois diz respeito a todos e com o risco de estar mais próximo do cidadão comum, dirigente e funcionário público, que, muitas das vezes inicia num pequeno favor e culmina numa dimensão criminal (...)”,vincou.
Por isso, Elmano Francisco desafiou os órgãos que intervêm na administração da Justiça para maior divulgação da Lei da Probidade Pública e da deontologia profissional, por via das actividades do 9 de Dezembro e não só.
Reafirmou o engajamento do Governo na luta contra a corrupçao, através da sensibilização e formações, voltadas para as transformação da mente dos gestores e dos funcionários públicos, para satisfação das necessidades da população.
Por sua parte, o procurador da província do Huambo, Deodato Santos Inácio, valorizou a implementação da Estratégia Nacional de Prevenção e Repreensão à Corrupção, numa iniciativa do Governo de Angola, que separa as atribuições dos vários órgãos judiciais na eliminação deste mal.
Sinalizou que para consolidação da mesma é fundamental haver planos eficazes e estratégicos por parte dos organismos que intervêm neste processo, como a Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) o Serviço de Investigação Criminal e a Procuradoria Geral da República, de acordo com a actuação que os corresponde.
Informou que os debates sobre branqueamento de capitais, investigação paralela, avaliação mútua de Angola, a Lei da Probidade Pública, Ética e deontologia profissional, entre outros, constituirão as actividades do 09 de Dezembro.
A efeméride foi instituída pela Organização das Nações Unidas, com o propósito de erradicar ou minimizar esta prática nociva na sociedade, por se constituir um fenómeno universal que promove a pobreza e corrói as sociedades. MLV/ALH