Viana - A problemática do tráfico de seres humanos é tema de palestra esta sexta-feira aos membros das comissões de moradores do distrito urbano da Estalagem, município de Viana, com objectivo de despertar as comunidades sobre este mal.
Segundo o secretário do Comité dos Direitos Humanos de Viana, Adão Neto, em entrevista esta quarta-feira à ANGOP, o evento é alusivo ao Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas celebrado anualmente a 30 de Julho, uma oportunidade para reflectir sobre a necessidade de se pôr termo à exploração humana e ajudar quem foi vítima a reconstruir a sua vida.
Acrescentou que a actividade vai reunir além dos membros das comissões de moradores, psicólogos, juristas, estudantes e sociedade civil para juntos abordar o tema e encontrar soluções para que as pessoas não caiam em redes de traficantes, por conta da necessidade ou privação de alguma coisa.
Adão Neto disse que existem vários tipos de tráfico de seres humanos, em alguns são usadas para exploração sexual, trabalho escravo, para além da retirada de órgãos humanos.
O evento será organizado em parceria com a direcção provincial de Luanda dos direitos humanos. na sexta-feira no Instituto Médio Politécnico de Viana.
O Dia contra o Tráfico de Seres Humanos foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidadas, através da resolução 68/192, a 18 de Dezembro de 2013.
Para o ano 2024 o lema é “Que nenhuma criança fique para trás na luta contra o tráfico de pessoas”, pois as crianças representam uma proporção significativa das vítimas de tráfico em todo o mundo, sendo as raparigas afectadas de forma desproporcionada. HDC/VIC