Luanda - A ministra das Finanças, Veras Daves, afirmou quinta-feira, em Luanda, que a nomeação de mulheres para várias posições chaves do Governo afasta a visão de que elas deviam ficar apenas em postos tidos como inferiores.
A afirmação foi feita durante um "Encontro Alargado com as Mulheres de Vários Estratos da Sociedade", uma iniciativa do secretariado provincial de Luanda da Organização da Mulher Angolana (OMA), cujo objectivo foi a partilha de experiências.
Para Vera Daves, as nomeações de mulheres para posições chaves a nível do Governo cumpre a firme convicção ideológica do líder angolano, que afastou a visão de que as mulheres deviam ficar apenas em lugares tidos como menores.
Ao dissertar o tema “O papel preponderante da mulher na consolidação de uma Angola democrática, inclusiva e desenvolvida”, a ministra considerou preponderante o papel da mulher no desenvolvimento de Angola.
De acordo com a governante, no último congresso, o MPLA atingiu um marco histórico, entre outros aspectos, pelo facto se ter alcançado a meta da paridade definida pela direcção do partido, em especial pelo presidente.
Vera Daves disse que isto traduz uma filosofia e uma visão histórica do partido que sempre se bateu pela emancipação da mulher e pelo equilíbrio do género, combatendo todas as formas de discriminação, aspecto fundamental para que se tenha uma sociedade onde se cultiva a justiça.
Durante o evento, que contou com a presença do primeiro secretário provincial de Luanda do MPLA, Bento Bento, dentre outros convidados, foram igualmente dissertados temas como “A Participação da Mulher na vida política“ e a “Participação da mulher na vida pública”.
Foram igualmente homenageadas várias mulheres da província de Luanda e observados momentos culturais e outras atractivos.