Luanda - A UNITA realizou, terça-feira, em Luanda, a IX reunião ordinária da comissão política que se debruçou sobre a situação socioeconómica do país e a vida interna do partido.
De acordo com o comunicado final, enviado à ANGOP, a reunião saudou a declaração sobre a situação política e económico social do país, apresentada pelo presidente do partido, Adalberto Costa Júnior, em nome da Frente Patriótica Unida, no passado dia 10 de Julho de 2024.
Lembra que a declaração prioriza, entre outros assuntos, a necessidade de dialogar e de trabalhar com todas as forças vivas da sociedade e instituições públicas na procura de soluções capazes de unir sinergias para o desenvolvimento sustentável do país.
O comité permanente reafirmou a implementação efectiva das Autarquias Locais em Angola como um acto patriótico com vista permitir a participação directa dos cidadãos na resolução dos problemas locais, garantindo assim um desenvolvimento sustentável.
Sobre a situação diplomática, felicitou Adalberto Costa Júnior pela actividade desenvolvida em Paris, em sede da Conferência da Internacional Democrática do Centro – IDC África, onde discursou sobre a segurança, paz e democracia, bem como condenou qualquer acto de violência política, independentemente do espaço geográfico do mundo onde ocorra.
Refere que foi informado pelo coordenador da Fundação Jonas Malheiro Savimbi, sobre o processo da legalização da mesma.
Nas últimas eleições gerais (2022) a UNITA foi o segundo partido mais votado com 43,95% dos votos. VIC