Luanda - A UNITA realiza sábado um comício no município de Talatona, em Luanda, antecedido de uma passeata com partida no distrito urbano do Sambizanga, no quadro da campanha para as eleições do dia 24 do corrente mês.
A ser orientado pelo candidato do partido a Presidente da República, Adalberto Costa Júnior, o acto será o primeiro de abrangência provincial a ser realizado pela UNITA na maior praça eleitoral do país.
Dos 14 milhões e 399 mil eleitores registados, a província de Luanda contribui com 4 milhões e 671 mil.
O líder da UNITA, que, há cerca de duas semanas, discursou diante dos militantes do partido no município do Cazenga, pretende congregar, sábado, os apoiantes dos nove municípios da província de Luanda, para transmitir as linhas de força do programa de governação da organização.
A segunda força política no Parlamento angolano promete reformar o Estado e melhorar a qualidade do sistema de educação, da saúde, bem como o acesso à habitação e ao emprego, a promoção da economia de mercado, erradicação das assimetrias regionais e facilitação de créditos com juro bonficado.
A UNITA obteve 51 deputados na eleições gerais de 2017.
Concorrem ao pleito eleitoral os partidos políticos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA, P-NJANGO (estes dois últimos pela primeira vez) e a coligação CASA-CE.
Essas oito formações políticas vão disputar os votos de 14 milhões 399 mil eleitores, dos quais 22 mil 560 residem no estrangeiro e votam, pela primeira vez, nas quintas eleições na história de Angola, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.