Lubango - O presidente da bancada parlamentar da UNITA, Liberty Chiaka, disse hoje, quarta-feira, no Lubango, que atribui uma “nota positiva” aos programas de mitigação dos efeitos da seca, do governo da Huíla.
Em declarações à Imprensa, Liberty Chiaka que trabalha na Huíla, afirmou que os dados apresentados pelo governo provincial, que visam solucionar os efeitos da seca, satisfazem o seu Partido, destacando entre elas algumas medidas de curto prazo.
Entretanto, sem detalhar, frisou que a UNITA sugere que sejam implementadas outras medidas estruturantes a esses problemas e que sejam de longo prazo.
Para Liberty Chiaka, caso seja vencida a problemática da seca e, havendo vontade, recursos sustentáveis, a Huíla tem potencial para assumir-se como maior reserva alimentar do país, colhendo experiências de outros países da SADC, principalmente da Namíbia e África do Sul.
O político está na província da Huíla desde segunda-feira e durante 14 dias vai trabalhar, para além da sede capital huilana, nos municípios Chicomba, Matala, Jamba, Cuvango, Chipindo, Caconda Caluquembe e Cacula.