Ndalatando - O secretário provincial adjunto do Cuanza-Norte da UNITA, Lito Miguel, solicitou, esta quarta-feira, em Ndalatando, o reforço do diálogo institucional, para restabelecer a confiança dos cidadãos nas instituições públicas.
O político afirmou que o diálogo é o caminho certo para responder aos grandes desafios do país visando o alcance do progresso social almejado pelos cidadãos.
Lito Miguel fez este pronunciamento à imprensa à saída de uma audiência concedida pelo governador do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, à direcção da UNITA na província.
Na ocasião, destacou ainda a necessidade de se manter o diálogo permanente entre o Governo e a Unita, para que os pronunciamentos públicos do partido sejam feitos com base em informação oficial e evitar-se, com isso, especulações e suspeições.
Neste sentido, considerou como sendo de carácter urgente a criação de um ambiente propício ao diálogo.
Referiu que a UNITA louva a iniciativa do governador, que convidou o partido para uma abordagem das questões políticas, sociais e económicas da província.
“Este encontro marca um momento importante da viragem da página, rumo ao diálogo e a aproximação”, sublinhou.
Por este facto, reiterou a disponibilidade do partido em apoiar e colaborar nas acções do Governo provincial, que visam a melhoria das condições de vida dos cidadãos.
Acrescentou que, sendo um partido na oposição, deve colaborar, no que for possível, para a busca de soluções para os problemas do povo.
Durante o encontro, foram abordadas a problemática como o da insuficiência de escolas, reparação de vias de acesso, bem como da qualidade da água que é abastecida à população de Ndalatando.
A reunião abordou, também, a problemática da falta de contadores de electricidade, que está a contribuir para a distorção na facturação do consumo de energia.
Nela foi igualmente passada em revista a falta de placas com informações sobre dono da obra, custo e prazo de execução, em projectos de obras públicas para situar os cidadãos.
A questão da intolerância política que, segundo ele, subsiste em algumas localidades da província, também foi abordada neste encontro.
Disse terem recebido garantias do governador sobre o melhoramento do abastecimento de água a Ndalatando, dentro em breve, após a conclusão das obras em curso de dois novos sistemas de fornecimento para a sede da província.
Receberam, também, informações sobre o início, na localidade do Quilómetro Onze, do processo de instalação de contadores pré-pagos, cuja acção será extensiva a outras zonas da província, para o melhor controlo do consumo de electricidade,
Quanto à alegada intolerância política, salientou o facto de terem recebido, do governador, garantias da intervenção das forças de segurança pública para apurar as denúncias e trabalhar na contenção destes actos.
O encontro, segundo apurou a ANGOP, consta do leque de audiências que o governador vai conceder, a partir de hoje, aos partidos políticos com assento no Parlamento, representados na província. DS/SC