Ndalatando - O secretário provincial da UNITA no Cuanza- Norte, Francisco Fernandes (Falua), destacou o primeiro presidente de Angola, António Agostinho Neto, como um ícone da luta pela independência nacional e liberdade dos povos de África.
Falando à Angop, hoje (quinta-feira), a propósito das jornadas do 17 de Setembro (Dia do Herói Nacional), Francisco Falua, afirmou que, independentemente da opção política de cada cidadão, Agostinho Neto é para todos os angolanos uma referência incontornável da cultura e nacionalismo angolano, para o alcance da independência nacional.
Caracterizou Agostinho Neto como homem de cultura, político e pai da nação que deve continuar a merecer o respeito e carinho de todos os angolanos, por ter sido o proclamador da independência e primeiro presidente do país.
O docente Joaquinito Manuel enalteceu igualmente a figura do primeiro presidente de Angola e defendeu uma homenagem permanente à referida entidade e não apenas por ocasião do mês de Setembro.
Já o cidadão, Chano Hermenegildo defendeu a divulgação permanente da figura do primeiro presidente de Angola, sobretudo, no sector de ensino, para que seja conhecido por futuras gerações.
No quadro das jornadas do Dia do Herói Nacional, o Gabinete da Cultura, Hotelaria, Turismo e Juventude e Desporto do Cuanza- Norte promove uma feira literária e de exposição fotográfia sobre”A vida e obra de Agostinho Neto”, desde desta segunda-feira, no largo primeiro de Maio, em Ndalatando.
Marcada pela exposição de retratos que espelham a vida familiar, percurso académico, profissional e político do primeiro presidente de Angola, a feira está a registar uma afluência massiva de cidadãos, sobretudo, jovens estudantes, no intuito de conhecer melhor a figura de António Agostinho Neto. LJ/IMA/YD