Luanda – O Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA destacou, esta sexta-feira, o significado “singular” dos Acordos de Bicesse, que completam nesta data 33 anos desde a sua assinatura.
Numa declaração desta formação política a que a ANGOP teve acesso, acrescenta que os Acordos de Bicesse, assinados a 31 de Maio de 1991, representaram o início da viragem do sistema monopartidário para o sistema multipartidário como premissa fundamental para a construção do Estado Democrático de Direito e economia de mercado.
Entre os principais frutos dos Acordos de Bicesse destaca também a criação, com base nos efectivos das ex-FALA e ex-FAPLA, das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional de Angola (PNA), como instituições com vocação republicana.
No quadro da luta pela estabilização do país, salienta que, com o alcance da paz, a 4 de Abril de 2002, Angola criou as incontornáveis condições necessárias para o seu desenvolvimento nos domínios político, económico, social e cultural.
Por esta ocasião, o Secretariado Executivo do Comité Permanente da Comissão Política da UNITA, em nome dos membros, simpatizantes e amigos do partido, rendeu a sua mais singela homenagem a todos os heróis da Pátria, conhecidos e anónimos, que deram as suas vidas pela democracia e pela paz.
Nesta perspectiva, apelou a todos os cidadãos angolanos para a defesa, consolidação e aprofundamento da paz e do Estado Democrático de Direito.
De igual modo, a UNITA exorta ao constante diálogo entre os diferentes grupos de interesses nacionais para a construção da pátria comum a todos os angolanos.
Os Acordo de Bicesse, também conhecidos como Acordo de Paz Para Angola, foram rubricados a 31 de Maio de 1991. SC