Huambo- O secretário da UNITA no município do Huambo, Adriano Bacia, defendeu, esta terça-feira, a adopção de medidas assertivas no combate à inflação, para reduzir os preços dos bens e serviços básicos em prol do bem-estar da população.
O político manifestou esta preocupação na reunião alargada do Secretariado Municipal da UNITA que, dentre vários assuntos, avaliou a actual situação política, social e económica do país e as estratégias da formação política para este ano.
Disse que o Executivo deve implementar políticas que possam contribuir, rapidamente, para baixar a inflação, com foco na devolução do poder compra das famílias, que se encontra corroída.
Adriano Bacia destacou, também, a necessidade de se apostar, cada vez mais, na agricultura intensiva, através da subvenção do preço dos fertilizantes, sementes e dos equipamentos agrícolas, para a produção em grande escala.
O político afirmou que a redução dos preços da cesta básica e o combate à pobreza passa, necessariamente, por um maior investimento no sector agrícola, através da aposta séria na agricultura familiar e mecanizada, tendo como foco o reforço da segurança alimentar.
Sustentou que estas acções irão ajudar a recuperar o poder de compras das famílias a reduzir as importações dos bens de primeira necessidade.
Noutra vertente, disse que a UNITA no município do Huambo vai trabalhar junto do Governo no sentido de incentivá-lo aproximar os serviços essenciais básicos às comunidades e, ao mesmo tempo, a diminuir a burocracia financeira para o fomento dos projectos de impacto económico e social.
Enalteceu os esforços da Polícia Nacional ligados ao combate à criminalidade nas comunidades, o que está a devolver a ordem e tranquilidade da população em toda extensão do município do Huambo. LT/JSV/ALH