Menongue - O secretário da presidência da UNITA, Diamantino Domingos Mussokola, defendeu hoje, quinta-feira, em Menongue, capital do Cuando Cubango, a necessidade de haver melhor planeamento e política económica, para superar a actual situação que o país atravessa.
O também deputado à Assembleia Nacional, que falava na I reunião ordinária do comité provincial da UNITA no Cuando Cubango, disse que o Executivo deve promover uma governação participativa, assim como baixar os preços dos produtos da cesta básica, de modo a promover o bem-estar dos angolanos.
Para esse processo, disse ser importante o envolvimento dos partidos políticos e de outros actores da sociedade, na promoção da cultura do diálogo inclusivo e incentivador para a resolução dos problemas sociais.
No encontro, que decorreu sob o lema “UNITA – proximidade, mobilização e crescimento”, os participantes recomendam as instituições competentes do Estado, no sentido de prestarem maior atenção à população assolada a seca, sobretudo, nos municípios Mavinga, Rivungo, Dirico, Calai, Cuangar e Nankova.
Recomendaram, igualmente, ao Governo local a melhorar a qualidade de assistência médica dapopulação, bem como adoptar mecanismos de combate à delinquência, prostituição e trabalho infantil.
Durante a I reunião orientada pelo secretário provincial da UNITA no Cuando Cubango, Joaquim Sapondo Nakatina, os participantes analisaram a actual situação económica e social, assim como avaliação da actuação da formação política na região e perspectivar as acções para os próximos seis meses do ano. LMZ/JSV/ALH