Luanda - O próximo presidente da Comissão da União Africana (CUA), a ser eleito em Fevereiro de 2025, deverá ser proposto pela Região Oriental de África, altura em que Angola vai assumir, pela primeira vez, a liderança da União Africana (UA).
A decisão foi tomada na última Sessão Extraordinária do Conselho Executivo da UA, realizada na sexta-feira, em Adis Abeba, na qual a delegação angolana foi chefiada pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes.
De acordo com uma nota de imprensa da Representação Permanente de Angola junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), a reunião deliberou igualmente que a Região Norte deverá indicar o candidato para o cargo de vice-presidente da CUA, órgão executivo da União Africana.
As demais regiões de África (Central, Austral e Ocidental) deverão indicar 2 (dois) candidatos, no mínimo, para as 6 pastas de comissário da organização continental, respeitando o princípio da rotatividade inter-regional e da proporcionalidade do género, acrescenta a nota.
Desde a transição da Organização da Unidade Africana (OUA) para União Africana (UA), em 2002, foram realizadas 5 (cinco) eleições para membros da comissão. A primeira foi referente ao mandato de 2003 a 2008. A actual, eleita em 2021 deverá concluir o seu mandato em 2025.
O Representante Permanente junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), Miguel César Bembe, igualmente embaixador de Angola na Etiópia e integrou a delegação angolana na 22ª Sessão Extarordinária do Conselho Executivo da UA. ADR