Luanda - O presidente cessante da União Interparlamentar (UIP), Duarte Pacheco, elogiou, esta sexta-feira, as autoridades angolanas "pela forma brilhante" como organizaram a 147ª Assembleia do organismo multilateral.
Duarte Pacheco falava no encerramento da 147ª Assembleia Geral da UIP sobre acção parlamentar, paz e instituições fortes que congregou mais de mil e 500 delegados de 130 países.
"No primeiro dia, transmiti que tínhamos a confiança na vossa organização, agora posso dizer que temos confiança também na vossa concretização, porque a preparação foi excelente, sublinhou.
Notou que, ao longo do certame, confirmou-se a excelência de todo staff da Assembleia Nacional, para junto com o staff da UIP poder concluir com sucesso os trabalhos.
Lembrou que, em 2020, no início do seu mandato, assumiu o compromisso de realizar uma Assembleia da organização num país de língua portuguesa.
"Somos uma comunidade de irmãos, tinha essa ambição, felizmente, hoje, não é um sonho, é uma realidade, concretizamos essa Assembleia em Luanda," sustentou.
Ressaltou que mais de mil e 500 participantes, de 130 países, parlamentares de todos os continentes atravessaram os oceanos e vieram até Luanda para participar de forma activa da Assembleia da UIP.
Enfatizou, também, a adopção da Declaração de Luanda, que destaca o papel activo na governação na versão social, reconhecendo a ligação inseparável entre as populações e instituições.
"O nosso papel, enquanto legisladores e responsáveis pela supervisão do Executivo, coloca-nos numa posição única para sermos campeões das formas de governação, assegurar a transparência e restaurar a confiança nas instituições", assinalou.
A 147ª Assembleia marcou o fim do mandato de Duarte Pacheco à frente dos destinos da UIP.
Parabenizou a sua sucessora, Tulia Ackson, pela sua eleição ao cadeirão máximo da UIP.
"Estou certo que ela vai ser uma presidente fantástica porque tem força, competência e profissionalismo de uma mulher em África." vincou. DC/VM