Lubango - A União Europeia (UE) vai desembolsar 275 milhões de euros para financiar projectos e programas de desenvolvimento em Angola, de 2024 a 2027, com enfoque na diversificação da produção, com vista a redução da dependência do petróleo.
O anúncio foi feito à imprensa, hoje, quinta-feira, no Lubango, província da Huíla, pela Embaixadora da União Europeia em Angola, Jeannet Seppen, no final de sua visita de cinco dias.
Na Huíla, a diplomata avaliou o curso de projectos financiados pela organização, tendo realçado que o dinheiro faz parte do fundo "Europa Global", cuja prioridade é a agricultura.
Sublinhou que a UE está, desde 2018, a financiar o programa de Fortalecimento da Resiliência e Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), orçado em 65 milhões de euros, em execução na Huíla, no Namibe e no Cunene.
Durante a sua estada na Huíla, a embaixadora da UE visitou uma cooperativa de 37 camponeses da comuna do Jau, no município da Chibia, que concluíu a primeira formação sobre novas técnicas da agricultura, promovida pela sua Escola de Campo.