Kinshasa (Do Enviado Especial) - A União para a Democracia e Progresso Social (UDPS), no poder na República Democrática do Congo (RDC), Saudou os esforços do Chefe de Estado angolano e campeão da paz da União Africana (UA), João Lourenço, para a pacificação da região Leste da RDC.
A manifestação foi apresentada quinta-feira, quinta-feira, ao secretário do Bureau Político (BP) para as Relações Internacionais (RI) do MPLA, Manuel Augusto, durante um encontro que a delegação que dirige manteve com a da UDPS, encabeçada pelo seu secretário-geral e presidente interino, Augustin Kabuya Tchilumba.
Durante o encontro, Manuel Augusto foi informado sobre os últimos ataques registados no Leste da RDC, que, segundo as autoridades locais, foram perpetrados pelo movimento M23.
Ambas formações passaram igualmente em revista a situação no continente, a vida interna, a cooperação na Internacional Socialista (IS) entre outros assuntos.
Para Augustin Tchilumba, é imperioso que se eleve o nível de cooperação com o MPLA, que, “é uma formação experiente, coesa, está no poder e tal como a UDPS é membro da IS.
“Existe uma boa relação entre governos e povos, por isso a cooperação entre os partidos pode e deve ser melhorada”, disse.
Por sua vez, o secretário do BP do MPLA, disse que o povo angolano é e sempre será grato ao povo congolês democrático, pela ajuda prestada a Angola para o alcance da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975. Os esforços do Presidente João Lourenço, para a paz definitiva na RDC, é a prova de que o calar das armas na RDC é do interesse de todos os angolanos.
Ainda de acordo com Manuel Augusto, “os povos congolês e angolano sempre serão um só, pelos laços sanguíneos e culturais que partilham, e por isso cabe aos políticos promover e fortalecer esta união”.
A comitiva do MPLA está em Kinshasa desde quarta-feira (23) para o reforço da cooperação com a UDPS.
Logo após o encontro, Manuel Augusto regressou à capital angolana, passando a missão a ser chefiada pelo director do Departamento de Relações Internacionais, Maquento Lopes.
Compõem a delegação do MPLA o segundo secretário do Comité Provincial (CP) em Cabinda, Artur do Carmo, a segunda secretária do CP no Uíge, Gertrudes Gastão, o segundo secretário do CP no Zaire, Garcia Vieira, o chefe de Divisão do DOM, Julião Teixeira e Neusa Viande. MR/ADR