Ancara - O Presidente reeleito da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi empossado este sábado, em Ancara, para um novo mandato de cinco anos, em cerimónia testemunhada pela Vice-Presidente de Angola, Esperança da Costa.
Diante de mais de uma dezena de estadistas convidados, Erdogan prestou juramento ao povo turco, ao qual prometeu, para esse novo mandato, uma Turquia cada vez mais unida sem discriminação de cor ou raça.
O Chefe de Estado reeleito prometeu também um país sem discriminação de etnia e apelou à contribuição e união dos cerca de 85 milhões de turcos.
"Como nação precisamos de restabelecer a forte unidade", expressou o Presidente, para quem o país entrou num novo caminho com o encerramento das urnas e o anúncio dos resultados eleitorais.
A cerimónia de investidura ficou marcada, além do discurso de posse, por um momento de agradecimento ao povo turco, pela "magnífica onda de amor que transbordou pelas ruas".
De origem humilde, Erdogan tornou-se uma importante figura política na Turquia. Está à frente dos destinos do país há 20 anos, destacando-se pelas reformas implementadas durante esse período.
Nascido em Fevereiro de 1954, Recep Tayyip Erdogan é filho de um guarda costeiro.
Quando tinha 13 anos, o pai decidiu mudar-se para Istambul, na esperança de dar aos seus cinco filhos uma melhor educação.
Frequentou uma escola islâmica antes de se formar em administração, pela Universidade Marmara de Istambul, e jogar futebol profissionalmente.
A partir de 2003, fez três mandatos como primeiro-ministro, presidindo um período de crescimento económico e de estabilidade.
Nessa fase, a classe média turca expandiu-se e milhões de cidadãos foram retirados da pobreza, com Erdogan a priorizar grandes projectos de infra-estrutura que modernizaram o país. FMA/AL