Luanda - A Tuquia quer aumentar o seu investimento em Angola nos sectores têxtil, agrícola e energético, informou, esta segunda-feira, o embaixador daquele país europeu, Uduk Ericf.
Em declarações à imprensa à saída de uma audiência concedida pela presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, o diplomata disse que durante o encontro abordaram a cooperação bilateral nos mais variados domínios.
Uduk Ericf avançou ainda que está previsto para este ano o envio de 70 estudantes bolseiros, que serão formados em diversas áreas custeado pelo governo turco, sendo que a curto prazo seguirão viagem 17 estudantes
O diplomata referiu que o encontro serviu também para agradecer as declarações do governo de Angola, ao condenar o ataque terrorista ao parlamento da Turquia.
Quanto à realização da 147 Assembleia Geral da União Interparlamentar (IUP), Uduk Ericf disse que o seu país se fará representar com uma grande delegação parlamentar, estando ainda na forja a criação de um grupo de amizade parlamentar entre Angola e Turquia.
“Achamos que a relação entre os dois países, sobretudo, entre os deputados é muito importante”, sublinhou.
As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980 e estão suportadas por acordos de cooperação nos sectores das Pescas, Educação, Ciência e Tecnologia, Petróleo e Gás, Indústria e Agricultura.
A Turquia exporta para Angola trigo, máquinas, electrodomésticos, material hospitalar e de saúde, entre outros. Em sentido inverso há o envio de madeira, sucata ferrosa e alumínio.
As relações político-diplomáticas foram reforçadas em 2008, com a cooperação bilateral, ano em que foi assinado, em Ankara (Turquia), o Acordo de Cooperação Comercial, Económica e Técnica. ANM/ART