Luanda - A Turquia está aberta ao reforço da cooperação com Angola, com incidência para as trocas comerciais, afirmou esta segunda-feira o Chefe de Estado daquele país, Recep Tayyip Erdogan.
Ao discursar na Assembleia Nacional, no quadro da visita oficial de dois dias a Angola, Recep Tayyip Erdogan referiu que a Turquia pretende atingir, a curto prazo, mais de 200 milhões de dólares em trocas comerciais com Angola.
Actualmente as trocas comerciais entre os dois países cifram-se em 134 milhões de dólares, por ano.
Referiu que a Turquia pretende ser um parceiro privilegiado de Angola na exploração de recursos minerais.
Na sessao especial do Parlamento angolano, convocada por ocasião da sua visita, o Chefe de Estado turco anunciou que o seu país aposta na formação de quadros africanos em universidades da Turquia.
Recep Tayyip Erdogan revelou que em Dezembro do ano em curso o seu país acolhe a terceira cimeira Turquia – África, no quadro do reforço das relações com os Estados ao sul do Sahara.
Segundo disse, estão sedeadas em Ankara 43 embaixadas de países africanos, enquanto a Turquia tem representações diplomáticas em 37 estados africanos.
As relações diplomáticas bilaterais entre Angola e a Turquia datam de 1980 e actualmente têm acordos de cooperação nos domínios do comércio, agricultura, educação, cultura, defesa, justiça, transportes e desporto.
Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e Uíge, nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil.