Luanda - A presidente do Parlamento da Tanzânia, Tulia Ackson, foi eleita, esta sexta-feira, em Luanda, 31º presidente da União Inter-parlamentar (UIP), durante a 147ª Assembleia Geral da Organização multilateral.
Tulia Ackson, que substituiu no cargo o português Duarte Pacheco, ganhou a eleição com 172 votos em uma única ronda.
A candidata do Malawi, Catherine Gotani Hara, obteve 61 votos, a do Senegal (Adji Diarra Mergane Kanouté) 59 votos, enquanto a concorrente da Somália, Marwa Abdibashir Hagi, obteve apenas 11 votos.
Na escolha realizada no Palácio da Assembleia Nacional participaram mais de 300 membros de parlamentos de 130 países do mundo.
Tulia Ackson é a primeira mulher da UIP do continente africano e na história da África Oriental a ocupar a presidência desta organização.
Nos últimos 25 anos, o posto foi ocupado por deputados de países como Egipto, Espanha, Índia, Chile, Itália, Namíbia, Marrocos, Bangladesh, México.
No seu primeiro pronunciamento, na qualidade de presidente da UIP, Tulia Ackson disse que irá trabalhar de forma diligente e incansável com o intuito de dar resposta a uma multiplicidade de desafios que o mundo enfrenta e esforçar-se em concretizar os objectivos e as aspirações da UIP.
Perfil de Tulia Ackson
Advogada e destacada académica no seu país, Tulia Ackson tem demonstrado capacidade de liderança ao longo da sua carreira parlamentar.
Antes de ser eleita presidente da Assembleia Nacional da República Unida da Tanzânia, em Fevereiro de 2022, cargo que ocupa à data presente, Tulia Ackson foi vice-presidente e deputada do Parlamento de 2015 a 2022.
Desempenhou, também, as funções de Procuradora-geral adjunta da Tanzânia durante um breve período em 2015.
Após a sua nomeação como Procuradora-geral adjunta da Tanzânia, seguiu-se a sua notável contribuição como membro nomeado pelo presidente da Assembleia Constituinte do seu país.
Na qualidade de presidente e deputada pelo círculo eleitoral urbano de Mbeya (sudoeste), Tulia Ackson participou em várias reuniões da UIP, incluindo, entre outras, a 144ª e a 146ª Assembleia-Geral da UIP, 51ª Sessão da Assembleia do Fórum Parlamentar da SADC, a 65ª Conferência Parlamentar da Commonwealth (CPP) e em várias Assembleias Parlamentares da África Caraíbas e Pacífico (ACP).
Tulia Ackson, 45 anos, é igualmente presidente do Grupo Geopolítico Africano junto da UIP e do Conselho de Investimento da Associação Parlamentar da Commonwealth (CPA) da região africana.DC/VM