Sumbe – O candidato a Presidente da República pelo MPLA, João Lourenço, assegurou, esta quarta-feira, a reabilitação do troço que liga os rios Longa e Keve, caso o seu partido vença as eleições gerais de 24 de Agosto próximo.
João Lourenço, que discursava no acto político de massas, na cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, no âmbito da campanha eleitoral, afirmou que o referido troço entre os dois rios, localizados nas províncias de Luanda (Longa) e Cuanza Sul (Keve), é importante na circulação rodoviária nacional, por ligar várias províncias do país.
Recordou que, no mandato prestes a terminar o seu Executivo prestou especial atenção às vias rodoviárias da província do Cuanza Sul, com a reabilitação das estradas que ligam as localidades do Condé ao Ebo, da Gabela a Kilenda, do Mussende a Quibala, do Sumbe ao rio Evale, da Munenga ao rio Kimone e do rio Kimone ao Moamen.
Outro troço que beneficiou de intervenção foi o que liga Waku Kungo ao rio Keve, salientou o cabeça-de-lista do partido MPLA.
Destacou igualmente o trabalho de estabilização da zona costeira da sede do município do Porto Amboim, localidade onde as calemas estavam a perigar a continuidade da estrada nacional 100, que liga o Norte ao Sul do país, ao enfatizar que, através da província do Cuanza Sul, é possível atingir-se as do Huambo, Bié, Benguela, Cuanza Norte e Malanje, entre outras regiões do país.
Durante o acto político, João Lourenço apresentou a candidata a vice-Presidente da República pelo MPLA, Esperança Costa..
As eleições gerais de 2022 contam, pela primeira vez, com a participação de angolanos residentes nom estrangeiro, e são as quintas, depois das de 1992, 2008, 2012 e 2017.
São esperados 14 milhões 399 eleitores, dos quais 22 mil 560 no estrangeiro.
No Cuanza Sul estão inscritos 747 mil e 68 eleitores.