Luanda - A juíza presidente do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa, defendeu maior aposta na formação e qualificação de quadros, acção que considerou um dos pilares do Plano Estratégico da instituição.
Ao intervir no acto de outorga de Diplomas de Pós Graduação em Contabilidade Pública, a 33 funcionários do Tribunal de Contas, Exalgina Gambôa adiantou que o propósito é criar uma instituição capaz de desempenhar as suas funções com transparência e eficiência.
Esse objectivo, prosseguiu, deve passar pela qualificação dos funcionários por via de formações técnicas especializadas.
Na ocasião, a responsável expressou o desejo do Tribunal de Contas manter a aposta na qualificação dos seus quadros, tendo em vista formar e certificar auditores qualificados, em padrões reconhecidos internacionalmente.
A outorga de Diplomas é resulta da assinatura de um memorando de entendimento, entre o Tribunal de Contas e a Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto (UAN), assinado a 22 de Janeiro de 2020.
Presente ao acto, o Decano da Faculdade de Economia da UAN, Redento Maia, considerou o curso satisfatório para as duas instituições.