Luanda - O Tribunal de Contas (TC) anunciou, esta quinta-feira, que vai apostar na modernização do seu sistema digital, tendo como foco melhorar a eficácia e eficência do trabalho que realiza.
Segundo a juíza presidente do TC, Exalgina Gambôa, a modernização tecnológica que agora se inicia é de tamanha importância, por facilitar a prossecução das tarefas incumbidas ao tribunal.
No quadro desse processo, a juíza deu ênfase aos serviços técnicos do TC que têm a responsabilidade de olhar, com profundidade, a todos os elementos relacionados com a fiscalização dos recursos financeiros do Estado.
Trata-se de recursos financeiros sob responsabilidade dos gestores públicos que, por imperativo legal, estão sob jurisdição do tribunal, enquanto guardião da legalidade das finanças e do património públicos.
No acto de posse de quadros do tribunal recém-nomeados, Exalgina Gambôa apelou à unidade nas acções, partilhando conhecimento, dando abertura para que cada um contribua no cumprimento das competências atribuídas a cada unidade orgânica.
Na ocasião, a responsável informou que o Tribunal Contas participa em grupos de trabalho que integram auditores de vários países da "OISC-CPLP" e da "AFROSAI-E", para auditorias coordenadas a nível regional e internacional.
"É um facto inédito que nos honra e vai permitir aos nossos auditores ganhar experiência internacional praticando com auditores de elevado nível e experiencia", expressou.
Entre as missões do TC estão a de fiscalizar a legalidade dos actos de gestão financeira e administrativa do Estado e demais instituições públicas e privadas determinadas por lei.