Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Tráfico de seres humanos - Uma realidade em progressão

     Política              
  • Luanda • Quarta, 31 Julho de 2024 | 12h45
Vítimas de tráfico de seres humanos apanhados no Cunene
Vítimas de tráfico de seres humanos apanhados no Cunene
Fabiana Hitalúkua-ANGOP

Luanda - O tráfico de seres humanos (TSH ) mostra-se hoje como uma realidade que continua a evoluir, afectando milhares de pessoas em todo o mundo, que são coagidas, enganadas e exploradas, privadas de sua liberdade e dignidade.

Segundo alertas dos relatórios recentes da s Nações Unidas, milhões de pessoas são vítimas de tráficos de seres humanos (TSH ) em todo o mundo, com maior realce para as mulheres e as crianças que apresentam uma maior vulnerabilidade à situação.

Este acto constitui uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos e é um fenómeno complexo, na maioria dos casos transnacional, de natureza oculta e em permanente mudança.

Na sua base, está o crime organizado, as questões de género, as vulnerabilidades e fragilidades das populações exploradas.

De acordo com o Relatório do Tráfico de Pessoas de Junho de 2023, lançado pelo Departamento de Estado norte-americano(EUA ) cerca de 27 milhões de pessoas no mundo são vítimas de tráfico humano e trabalhos forçados, um fenómeno que atinge sobretudo mulheres.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o TSH gera cerca de 24 mil milhões de euros por ano e o número de vítimas ascende a mais de 2,4 milhões de pessoas/ano.

Em Angola, o tráfico de seres humanos é relativamente recente. Surge, sobretudo, da recorrência de relatos de servidão e/ou exploração em sectores como a agricultura, construção, mineração e também no âmbito doméstico.

As autoridades angolanas tiveram o registo, de 2018 a 2023, de 220 casos de tráfico de seres humanos, dos quais 26 foram condenados e três absolvidos.

Ainda de acordo com dados do Ministério da Justiça, a província do Cunene lidera a lista de casos, com 40%, seguindo-se Cabinda, Zaire e Lunda Norte, tendo em conta o facto fronteiriço. 

Angola é ainda vista como país de origem e destino de homens, mulheres e crianças vítimas de tráfico sexual e trabalho forçado.

Medidas tomadas para combater o crime 
 

Preocupado com estas questões, o Estado angolano criou a Comissão Interministerial para o Combate ao Tráfico de Seres Humanos e aprovou, em 2020, o primeiro Plano de Acção Nacional para Prevenir e Combater este mal, inserido na Estratégia Nacional dos Direitos Humanos.

O plano tem como objectivos prevenir o tráfico de pessoas, proteger e assistir as vítimas de tráfico, responsabilizar os criminosos de uma maneira séria e eficaz, incrementar as investigações, assim como promover a cooperação nacional e internacional, a fim de se atingir os objectivos preconizados.

A estratégia de combate proporcionou um impulso para a elaboração das orientações do mecanismo nacional de referência e os procedimentos operacionais padronizados para o atendimento e encaminhamento às vítimas de tráfico.

A elaboração deste instrumento é considerada como um indicativo na determinação do Executivo angolano na protecção e assistência às vítimas de tráfico em Angola.

Para desincentivar tal prática, o Governo de Angola procedeu, em 2021, ao agravamento da pena, que vai de dois a oito anos de prisão, podendo ser ainda aumentada em função da situação.

O tráfico de seres humanos é considerado o terceiro crime mais rentável do mundo .

Segundo a ONU de 2007, 2,5 milhões de pessoas traficadas (das quais 1 milhão é vítima de exploração sexual) oriundas de 127 países, com um lucro aproximado de 32 milhões de dólares anuais.

Causas

Situações de pobreza, desemprego, exclusão social e económica, desigualdades sociais e de oportunidades são algumas das causas que contribuem para a vulnerabilidade dos países e populações na origem do TSH.

Os grupos mais vulneráveis ficam expostos com as crises políticas e humanitárias que fazem deslocar populações.

As assimetrias entre países, a discriminação, os reduzidos níveis de escolaridade, a corrupção e os conflitos armados facilitam situações de vulnerabilidade que desencadeiam processos de exploração.

O tráfico de pessoas é uma violação dos direitos humanos e, em face disso, a Assembleia-Geral das Nações Unidas adoptou, em 2010, o Plano de Acção Global contra este flagelo.

O Dia Mundial contra o Tráfico de seres Humanos celebra -se a 30 de Julho e visa conscializar os governos sobre a necessidade de reforçar a medidas de combate contra este mal.

Para este ano o tema é “Que nenhuma criança fique para trás na luta contra o tráfico de pessoas”. 

O Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas foi proclamado através da Resolução 68/192 adoptada na Assembleia Geral da ONU de 18 de Dezembro de 2013. FMA/ART

 

   
 
     

 





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+