Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Tráfico de pessoas: um fenómeno que cresce no Mundo

     Política              
  • Luanda • Domingo, 30 Julho de 2023 | 08h37
Cidadãos detidos (arquivo)
Cidadãos detidos (arquivo)
José Cachiva

Luanda - O tráfico de seres humanos (TSH) continua a causar milhões de vítimas em todo o mundo, com realce para mulheres e crianças vulneráveis, vendidas todos os anos a "preço de ouro", sem qualquer opção de escolha.

Por Francisca Augusto, jornalista da ANGOP 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2,4 milhões de pessoas entram, todos os anos, para essa dura condição, que preocupa as sociedades e
exige respostas adequadas das lideranças mundiais.

Dados da ONU indicam que esse negócio, repudiavel à luz do Direito Internacional, movimenta, anualmente, 32 biliões de dólares no mundo, sendo que 85% do valor provêm da exploração sexual.

Em concreto, conforme a ONU, das mais de 2,4 milhões de pessoas traficadas, um milhão é vítima de exploração sexual, sendo que o crime afecta cerca de 127 países.

Entretanto, um Relatório sobre o Tráfico de Pessoas, lançado em Junho último, pelo Departamento de Estado Norte-americano, calcula que cerca de "27 milhões de pessoas no mundo são vítimas desse tráfico e do trabalho forçado", na sua maioria mulheres. 

Trata-se, pois, de uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos, ou seja, um fenómeno complexo, na maioria dos casos transnacional, de natureza oculta e em permanente mudança, que resulta de vários factores.

Segundo vários especialistas, por trás desse fenómeno estão, entre outras razões e motivações, o crime  organizado, as questões do género, a vulnerabilidade e fragilidade sociais das populações. 

Tratando-se de um tema de alcance mundial, Angola não é excepção, infelizmente. Nos últimos oito anos, o país começou a sentir, na prática, os reflexos deste fenómeno. 

No período em referência, de acordo com o director nacional dos Direitos Humanos, Yannick Bernardo, o país registou "142 casos de tráfico de seres humanos", o que corresponde a uma média de 17,7 por ano.

As ocorrências resultaram em 26 condenações e três cidadãos absolvidos, sendo que a província do Cunene lidera a lista com 40 por cento dos casos, seguindo-se as de Cabinda, do Zaire e da Lunda Norte.

Com efeito, o Governo angolano criou uma Comissão Interministerial para o Combate ao Tráfico de Seres Humanos, que fez aprovar, em 2020, o seu primeiro Plano de Acção Nacional para conter o fenómeno. 

Este plano, que visa prevenir e combater o tráfico de seres humanos em Angola, está em marcha no quadro da Estratégia Nacional dos Direitos Humanos. 

Pretende-se, essencialmente, prevenir o tráfico de pessoas, proteger e assistir as vítimas, responsabilizar os criminosos de maneira séria e eficaz, incrementar as investigações e promover a cooperação nacional e internacional, para atingir os objectivos preconizados. 

O Plano de Acção de Combate ao Tráfico de Pessoas 2020/2023 impulsionou a elaboração de um  
mecanismo nacional de referência, incluindo procedimentos operacionais padronizados para o atendimento e encaminhamento às vítimas. 

A elaboração deste instrumento é um indicador claro da determinação do Executivo angolano em assegurar protecção e assistência às vítimas de tráfico no país. 

Ainda para desencorajar tal prática, o Governo de Angola agravou, em 2021, as penas decorrentes desse fenómeno, que variam de 2 a 8 anos de prisão, podendo ser aumentadas em função da situação.

Apesar das medidas, o combate ao tráfico de seres humanos deve continuar a merecer atenção especial e constar das prioridades do Governo, tendo em conta o impacto social que causa às famílias das vítimas.
 
Para tal, Angola deve reforça os mecanismos de controlo e fiscalização migratória ao redor da sua vasta zona fronteiriça, sobretudo as fronteiras terrestres.

Só com medidas eficazes e permanentes, o país poderá 
contornar os efeitos deste fenómeno, que constitui um duro desafio para os Estados, em particular aqueles com maiores indicadores de pobreza.

O Tráfico de Seres Humanos, cujo Dia Mundial se celebra este domingo (30 de Julho), é um fenómeno que afecta, maioritariamente, mulheres e jovens. Têm como destino o mercado sexual ou trabalhos forçados. 

O cenários de conflito, fluxos de refugiados e migrantes também contribuem para o crescimento dese crime. 

Este ano, a data é celebrada sob o lema "Cada tráfico de pessoas importa: não deixe ninguém para trás". 

O Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos foi proclamado por via da Resolução 68/192, adoptada pela Assembleia Geral da ONU, a 18 de Dezembro de 2013. FMA/AL/VM





Fotos em destaque

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola na primeira semana de Dezembro

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h47

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

Angolana Maria do Rosário Lima designada embaixadora do G20 Social

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h43

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil  angolana

Início de voos de passageiros no AIAAN marca história da aviação civil angolana

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h36

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

Criadores do Sul de Angola asseguram 80% na redução da importação de carne

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h32

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

Aviação Civil angolana premiada pela excelência no Egipto

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h24

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

Angola beneficia de mais de 100 milhões USD para combater alterações climáticas 

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h14

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

Brasileiros admitem possibilidade de Angola ser celeiro mundial

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 12h06

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

Serviços Prisionais aumentam área de produção agrícola no Cunene

 Quinta, 21 Novembro de 2024 | 11h57


Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+