Luanda - A República de Timor-Leste vai, ainda este ano, abrir a sua primeira embaixada em Angola, no quadro do reforço da cooperação bilateral, garantiu esta terça-feira, em Luanda, o seu Presidente, José Ramos-Horta.
O Presidente José Ramos-Horta deu essa garantia à imprensa, depois de presenciar a entrega formal das chaves das instalações onde irá funcionar a embaixada, das mãos do ministro da Relações Exteriores de Angola, Teté António, ao seu ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito dos Santos Freitas.
O Presidente, que agradeceu e elogiou o Governo local, pela celeridade e prontidão em proporcionar instalações para a embaixada, disse terem já designado um embaixador de Timor-Leste para Angola.
"Assim que eu regressar a Díli já tenho audiência marcada com ele para receber as credenciais e o mais rápido possível vir a Luanda", reforçou.
Considerou ser de responsabilidade do seu Governo enviar a equipe necessária para pôr a funcionar a embaixada e a começar acompanhar a implementação e execução dos memorando assinados, explorar ideias para outros possíveis acordos.
Acrescentou ser um grande momento, pois trata-se do primeiro país PALOP a ter uma embaixada em Díli, na qual sentem-se confortados e darão todo apoio à presença diplomática de Angola em Timor-Leste e na região, para continuar a colaboração em benefício mútuo.
Na ocasião, o ministro Téte António, frisou que o gesto representa que os dois países estão a andar juntos, uma vez que Timor-Leste já recebeu o embaixador de Angola no seu país. SJ/SC