Mavinga – A Organização Não Governamental "The Halo Trust" procedeu em menos de dois anos, no município de Mavinga, província do Cuando Cubango, à desminagem de 2,45 milhões de metros quadrados, em 22 campos clarificados, que podem ser aproveitados para agrícola naquela circunscrição.
A ONG controla um total de 153 campos minados, situados nos parques de Luiana e Luengue, no município de Mavinga, por desminar, onde o governo angolano injectou mais de 60 milhões de dólares norte-americanos.
Em declarações à Angop, a oficial de operações da ONG The Helo Trust em Angola, Sian McGee Goa, informou que a iniciativa do governo vai permitir a população desenvolver várias actividades agrícolas nesta região, como o plantio de fruteiras, o ecoturismo e a conservação da fauna.
A responsável informou que durante as operações as equipas que intervêm no projecto desde Novembro de 2020 em Mavinga, procederam a destruição de 2.128 minas anti-pessol, 728 minas anti-tanque e 159 outros engenhos explosivos, o que está a permitir a livre circulação de pessoas e bens.
Disse que as equipas estão já a trabalhar este ano em 20 outros campos, tendo já desminado um total de 616.103 metros quadrados, numa operacionalização assegurada por mais de 600 jovens residentes em Mavinga e outros da província do Cuando Cubango que ganharam postos de trabalho neste projecto.
A “The Helo Trust” está igualmente a desenvolver campanhas de sensibilização de pessoas, entre crianças e adultos, para prevenir os acidentes com engenhos explosivos, a julgar pela quantidade de engenhos explosivos removidos e destruídos.