Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, encontra-se, desde sábado, em Nova Iorque, Estados Unidos da América (EUA), para integrar a delegação presidencial que, de 22 a 30 deste mês, participará do Debate de Alto Nível da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
À sua chegada, no Aeroporto Internacional de Teterboro, o chefe da diplomacia angolana foi recebido pelo representante permanente de Angola junto das Nações Unidas, Francisco José da Cruz, e pelo embaixador angolano no EUA, Agostinho Van-Dúnem.
O Debate de Alto Nível da 79ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas vai, dentre outros assuntos, abordar a problemática da governança global, a questão da juventude e das futuras gerações, ciência e tecnologia, assim como analisar as transformações tecnológicas ao serviço do bem comum e da humanidade.
O evento se concentrará também na promoção de soluções multilaterais com base na Carta da ONU e na aceleração dos esforços para implementar a Agenda 2030 e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
As prioridades incluem o apoio à paz e à segurança internacionais, a promoção do desenvolvimento sustentável, o combate às mudanças climáticas, a perda de biodiversidade e a poluição.
O Debate de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU contará com a participação de Chefes de Estado e de Governo dos 193 países-membros da organização para abordar os desafios críticos e as lacunas na governança global expostas pelos recentes choques internacionais. ART