Luanda -O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se, sexta-feira, em Beijing, China, com chefes de Estado e de Governos, no âmbito das relações bilaterais e do multilateralismo.
A agenda política e diplomática do ministro, que representou o Presidente da República, João Lourenço, no Fórum de Cooperação China-África, reservou um encontro com o Presidente das Comores, Azali Assoumani.
A conversa circunscreveu-se em torno das relações de amizade e de solidariedade entre Angola e as Ilhas Comores.
O Presidente Azali Assoumani já esteve várias vezes em Luanda, em reconhecimento do papel que Angola joga na região, em particular, e em especial o esforço do Presidente João Lourenço tem envidado para a pacificação e reconciliação do continente.
Seguidamente, Téte António esteve com o Presidente do Malawi, Lazarus Mc Carthy Chakwere, com quem abordou aspectos relacionados com o potencial do país para a captação de investimentos regionais que podem impulsionar a relação entre as duas nações.
O Malawi está interessado em reforçar a cooperação com Angola, por intermédio da identificação de novas áreas de colaboração, nomeadamente no Corredor do Lobito, um canal que perspectiva facilitar um maior alcance na África Austral.
Angola e o Malawi são membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da União Africana (UA).
O Ministro Téte António encontrou-se também com o Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, com quem analisou aspectos inerentes à cooperação bilateral entre Angola e esse país do Índico.
O encontro com o Presidente Filipe Nyusi serviu para as duas entidades avaliarem o grau de cooperação existente entre os dois países, identificar novas áreas para o reforço da cooperação, assim como a troca de pontos de vista sobre assuntos relevantes de carácter nacional, regional e continental de interesse comum.
Angola e Moçambique têm uma longa trajectória de um passado comum, forjada e consentida por um abnegado espírito de sacrifício que viu os dois povos alcançarem a sua autodeterminação, tendo contribuído para a solidariedade e camaradagem entre os seus líderes fundadores, nomeadamente António Agostinho Neto e Samora Moisés Machel.
À margem da Cimeira em Beijing, o ministro angolano das Relações Exteriores manteve também um encontro, separado, com o Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada.
Ambos destacaram a necessidade do aprofundamento dos laços de amizade, solidariedade e de cooperação entre os dois países lusófonos.
Angola está firme na consolidação da cooperação com São Tomé e Príncipe, com o qual pretende dar um novo cunho à sua relação de cooperação assente no sector privado, com o desenvolvimento de projectos diversos.
A agenda diplomática do ministro Téte António levou-o a encontrar-se com Jessica Rose Epel Alupo, vice-presidente do Uganda, no quadro do reforço das relações de amizade e de cooperação bilateral.
Angola e o Uganda reafirmam a importância das relações de amizade, fraternidade e cooperação existentes, tendo, ambos, manifestado o desejo de continuarem a empenhar-se pelo seu estreitamento e dinamização.
O ministro conversou igualmente com o Presidente do Conselho Militar de Transição do Sudão, general Abdel Fattah Al- Burhan.
O general Abdel Fattah Burhan preside ao Conselho Soberano do Sudão, como órgão de transição, desde 2019, e foi também Presidente interino do Sudão de 12 de Abril de 2019 a Agosto do mesmo ano, após a renúncia do então Presidente, Ahmed Ibn Auf.
Nesses encontros de Beijing, Téte António manteve encontros de cortesia com António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, e com Moussa Faki Mahamat, presidente da Comissão da União Africana. ART