Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, abordou, sexta-feira, em Luanda, o fortalecimento da cooperação estratégica entre Angola e as Nações Unidas, numa audiência conjunta que concedeu à representante residente do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD) e a coordenadora residente deste organização global no país, respectivamente, Denise António e Zahira Virani.
Durante a audiência, os três diplomatas abordarem questões ligadas ao fortalecimento da cooperação estratégica entre Angola e as Nações Unidas, com foco para o progresso dos projectos em curso no país.
Na ocasião, o titular da pasta da diplomacia angolana reiterou o compromisso do Governo de Angola em continuar a cooperar estreitamente com o PNUD e com o Sistema das Nações Unidas, destacando a importância desta parceria para o sucesso das reformas em curso no país.
Angola, como membro da comunidade internacional e signatária da Agenda 2030 das Nações Unidas, tem colaborado activamente com as agências da ONU para a implementação dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) tem sido um dos principais parceiros do Governo angolano em questões de desenvolvimento.
O PNUD apoia projectos fundamentais para o país, como o fortalecimento das capacidades institucionais, a promoção da boa governação e o combate às alterações climáticas.
Por outro lado, o Sistema das Nações Unidas em Angola, sob a liderança da coordenadora residente, Zahira Virani, tem desempenhado um papel essencial na articulação de iniciativas conjuntas entre o Governo e as diversas agências da ONU.
Estas iniciativas têm-se centrado em áreas prioritárias como a assistência humanitária, a segurança alimentar, a promoção da saúde pública e a resposta às emergências.
As Nações Unidas têm apoiado Angola com recursos técnicos e financeiros para enfrentar os desafios do desenvolvimento e garantir que os benefícios do progresso sejam amplamente partilhados. SC