Luanda - Um seminário de capacitação para técnicos angolanos sobre “Compreensão do funcionamento e o processo de reformas da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacifico (OEACP)” realiza-se de 26 a 27 deste mês, em formato virtual, a partir de Bruxelas (Bélgica).
Numa promoção da Embaixada de Angola na Bélgica e do secretariado da OEACP, o evento, segundo uma nota de imprensa a que Angop teve hoje acesso, visa capacitar, os participantes, com ferramentas necessárias para um melhor conhecimento da OEACP, "sobretudo agora com o novo Acordo de Georgetown revisto”.
De acordo com o embaixador de Angola na Bélgica, Mário de Azevedo Constantino, citado no documento, a organização, que integra 79 Estados membros, está num processo de reformas e numa nova dinâmica rumo ao multilateralismo, daí a razão do seminário.
Das abordagens, aponta o diplomata angolano, além das questões relativas ao funcionamento e sobretudo o actual processo de reforma da organização, consta a nova parceria com a União Europeia.
Participam do seminário, diplomatas angolanos da missão em Bruxelas e do Ministério das Relações Exteriores, parlamentares, bem como integrantes do grupo de trabalho ministerial, criado ao abrigo do Decreto Presidencial n°76/21 de 25 de Maio, por formas a uma melhor inserção, capacitação e acompanhamento dos diversos dossiers decorrentes da dinâmica da OEACP.
Angola assumirá, nos próximos dias, a presidência do Comité de Embaixadores e o Conselho de Ministros da organização, bem como, em 2022, vai organizar a 10 cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Organização de Estados de África, Caraíbas e Pacífico.