Luanda - A República Unida da Tanzânia prevê, em 2025, a abertura da missão diplomática em Angola, no âmbito do aprofundamento da cooperação bilateral que une os dois países e povos.
Esta intenção foi manifestada esta quinta-feira em Copenhagen, Dinamarca, durante um encontro de trabalho entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o ministro dos Negócios Estrangeiros e da Comunidade Oriental da Tanzânia, January Yusuf Makamba.
O encontro, que ocorreu à margem dos trabalhos da Reunião dos Ministros das Relações Exteriores e dos Negócios Estrangeiros dos Países Nórdicos e Africanos, serviu também para as duas entidades analisarem assuntos de interesse bilateral, regional, continental e internacional.
Quanto ao bilateralismo, January Yusuf Makamba aproveitou a ocasião para felicitar Angola pelo papel positivo que tem vindo a desempenhar para o alcance da paz no continente africano.
Os ministros Téte António e January Yusuf Makamba abordaram igualmente questões referentes aos vários processos de candidatura para diversos organismos regionais e continentais, bem como a assumpção pela Tanzânia da próxima presidência rotativa do órgão de Defesa e Segurança da SADC, actualmente liderada pela Zâmbia.
As relações de cooperação político-diplomática entre a Angola e a República Unida da Tanzânia são boas e estão alicerçadas nos laços históricos e de amizade, fraternidade e de solidariedade, forjados na luta pela libertação dos povos africanos.FMA/ART