Luanda – O primeiro vice-presidente do Parlamento da Tanzânia, Mussa Azzan Zungu, expressou, esta quinta-feira, em Luanda, desagrado pelos sucessivos golpes de Estado no continente africano.
Em declarações à imprensa, no final de um encontro com o presidente do Grupo de Acompanhamento aos Parlamentos dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Virgílio de Fontes Pereira, o político disse que não se deve dar brecha aos golpes de Estado no continente.
Segundo o parlamentar tanzaniano, que participa na 147ª Assembleia Gera da União Inter-parlanentar (UIP), na capital angolana, é necessário respeitar a vontade dos eleitores de escolherem livremente os seus dirigentes.
Em relação ao encontro com o presidente do Grupo de Acompanhamento aos Parlamentos dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), sublinhou que serviu para, dentre outros, falar da pacificação de conflitos e do reforço do processo democrático.
Por sua vez, Virgílio de Fontes Pereira disse que transmitiu ao seu interlocutor, entre outros, a experiência de Angola na fiscalização da actividade do Estado.
Angola e a Tanzânia mantêm relações de cooperação a nível bilateral e no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), em que são membros associados.
Os dois Estados assinaram em Adis Abeba, capital da Etiópia, o acordo que cria uma Comissão Bilateral para tratar da implementação dos compromissos assumidos pelas partes ao longo da história comum dos países.LIL/DC/VM