Luanda - A diplomata angolana Maria Filomena Delgado apresentou, nesta terça-feira, ao Presidente da Confederação Suíça, Alain Berset, as Cartas Credenciais que a acreditam como embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Angola naquele país.
Durante a curta audiência, em Berna, a diplomata partilhou com o Presidente Alain Berset "importantes informações sobre as transformações políticas e socio-económicas em curso em Angola", refere uma nota da Embaixada de Angola na Suíça.
Na ocasião, Filomena Delgado expressou o desejo de ver incrementadas as relações de amizade e cooperação multifacetadas entre os dois países.
As relações político-diplomáticas e de cooperação entre Angola e a Suiça remontam desde 1975.
A cooperação traduziu-se, fundamentalmente, em acções humanitárias, como desminagem e construção da Escola Técnica Agrária de Catofe, localizada no município da Quibala, província do Cuanza Sul.
Os dois Estados têm vindo a estabelecer um processo de consultas políticas a nível diplomático, que constitui um mecanismo útil, destinado a promover o diálogo bilateral entre ambos.
As consultas políticas entre Angola e a Suíça abrangem, entre outras, as áreas das relações bilaterais, questões regionais e internacionais de interesse recíproco, implementação de acordos mútuos e troca de experiências sobre questões de interesse comum. AL