Juba (Do enviado especial) - A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, encontra-se em Juba, capital do Sudão do Sul, para participar, pela primeira vez, na 13ª sessão Ordinária da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Conferência Internacionl da Região dos Grandes Lagos, a decorrer até ao dia 1 de Abril.
A sua chegada, Carolina Cerqueira foi recebida no aeroporto pelo embaixador angolano, Sianga Abílio, e por responsáveis parlamentares do Sudão do Sul.
Em declarações à ANGOP, Carolina Cerqueira enfantizou o facto de Angola desempenhar um importante papel na pacificação da região, destacando a aprovação, recentemente, pela AN, do pedido do Presidente da República, João Lourenço, de envio de um contigente militar à RDC, no quadro dos acordos de paz assumidos entre o governo local e o M23.
Angola, na qualidade de mediador do processo de paz, tem preparado um contigente de 500 efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA).
" Angola trás como matéria actual de grande impacto o papel de mediação do Presidente João Lourenço na pacificação do leste da RDC e o envio nos próximos dias do contingente militar para liderar o processo de aquartelamento dos elementos do M23", reforçou Carolina Cerqueira.
A líder do parlamento angolano recordou que a AN concedeu autorização legislativa através de uma resolução para o envio do efectivo militar que conta com 125 mulheres.
A missão angolana deve assegurar as áreas de acantonamento dos elementos do M23 e proteger os integrantes do mecanismo Ad-Hoc de verificação, na sequência do cessar-fogo entre as tropas governamentais e os rebeldes.
Durante o evento, os parlamentares da região têm em agenda, entre outros assuntos, abordagem sobre o conflito no Leste da República Democrática do Congo (RDC), a paz e segurança, combate ao terrorismo, calamidades naturais.
Os trabalhos da 13ª Sessão Ordinária da Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da CIRGL iniciaram segunda-feira, 27, com a eleição dos membros das Comissões.
O deputado angolano Agostinho Van-Dúnem foi reconduzido (eleito) como membro da Comissão de Paz e Segurança.
Deputado à Assembleia Nacional, onde cumpre o seu segundo mandato, Agostinho Van-Dúnem exerce a função de vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro.
O Fórum Parlamentar da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos é uma organização inter-parlamentar que reúne parlamentos nacionais dos 12 Estados-membros da CIRGL, nomeadamente Angola, Burundi, República Centro Africana (RCA), Congo, Quénia, República Democrática do Congo (RDC), Rwanda, Sudão do Sul, Sudão, Uganda, Tanzânia e Zâmbia. VM