Menongue - Representantes da sociedade civil da província do Cuando Cubango apelaram hoje, quinta-feira, ao Presidente da República maior atenção à construção e manutenção das estradas para interligar os diferentes municípios.
No final de audiências separadas com o Presidente João Lourenço, a reverenda da Igreja Metodista Unida, Jacinta Esperança, disse querer ver melhoradas as vias de acesso, o abastecimento de energia eléctrica e água às populações.
O bispo da Diocese de Menongue, Dom Leopoldo Ndakalako, também apelou para atenção às vias de comunicação, o combate à pobreza e encorajou o Presidente da República a implementar acções para que o Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) tenha resultados concretos na satisfação das necessidades da população.
A bispo católico reafirmou a parceria da igreja com o Estado nos domínios da saúde, educação e na moralização da sociedade,
O Rei do Menongue, Mweni Vunongue, pediu auxílio na reparação de estradas para interligar localidades, por forma a facilitar o escoamento de bens.
António Bongo, presidente da Câmara do Comércio do Cuando Cubango, manifestou preocupação com a falta de liquidação da dívida pública que afecta, sobremaneira, o desenvolvimento da classe empresarial.
Não avançou valores, mas reiterou o compromisso do sector privado no desenvolvimento da província
António Bongo salientou que as estradas continuam a condicionar a ligação e o escoamento de produtos de diferentes províncias.
O representante do Conselho Provincial da Juventude, Miguel Tchissingue Américo, disse ter manifestado preocupação também com o estado das estradas, o desemprego e necessidade de projectos habitacionais para satisfazer a demanda no seio da camada juvenil.
O ministro da Administração do Território, Marcy Lopes, disse que no encontro com o Presidente da República foram apresentadas várias necessidades e ideias que podem influenciar o desenvolvimento da província.
Marcy Lopes salientou que as principais preocupações serão atendidas, no âmbito do plano geral de governação a médio e longo prazos.