Luanda - A UNITA reiterou esta quinta-feira, em Luanda, que a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar do Luena abriu novas e melhores expectativas para os angolanos, em todos os domínios.
Na sua declaração sobre o 04 de Abril, Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, assinalado hoje, afirma que cumpriu cabalmente o referido acordo e transformou-se completamente em partido político democrático, à luz da Constituição da República.
Lembra que a data figura na História de Angola, como o dia da Paz e Reconciliação Nacional, no culminar de um longo processo que teve como base os Acordos de Alvor, em Janeiro de 1975, de Bicesse, em 1991 e de Lusaka, em 1994.
UNITA saúda o povo angolano pela conquista deste bem precioso que incorpora as aspirações dos angolanos à harmonia e desenvolvimento socioeconómico e cultural de Angola.
Critica o partido no poder pela não institucionalização das autarquias locais e pelo aumento descontrolado dos preços dos produtos da cesta básica, entre outros.
Por outro lado, diz-se aberta ao diálogo por acreditar ser a forma suprema de solução dos problemas dos homens.
Refere que a UNITA continua aberta a todos os parceiros sociais para, consensualmente, serem encontradas as melhores soluções para os mais relevantes problemas existentes. VIC