Luanda - O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, chegou esta quinta-feira, a Luanda, para uma visita de trabalho de algumas horas a Angola, vista ao reforço das relações bilaterais.
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, o estadista sul-africano foi recebido pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
De acordo com o programa da visita, o estadista sul-africano vai manter um encontro privado com o seu homólogo angolano, João Lourenço.
Angola e África do Sul, ambos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) cooperam em várias áreas, com destaque para para energia, comércio e investimento, energia, defesa e segurança, migração, desenvolvimento de infraestruturas, exploração de recursos minerais e turismo.
Actualmente, as relações de cooperação entre os dois países têm o seu quadro jurídico assente num Acordo Geral nos domínios Económico, Científico, Técnico e Cultural.
Os acordos foram assinados, a 29 de Abril de 1998, em Luanda, aquando da visita do então Presidente sul-africano, Nelson Mandela, num contexto político e económico de grandes limitações para os dois países.
Nesse quadro, foram assinados vários Acordos de Cooperação entre os dois Estados, com destaque para o Acordo sobre a Criação da Comissão Bilateral, assinado a 20 de Novembro de 2000, em Luanda. VIC