Moçâmedes – O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se hoje, domingo, sobre a evolução das obras de requalificação da Baía de Moçâmedes.
A empreitada integra a reabilitação do terminal mineraleiro de Sacomar e a expansão do terminal de contentores do Porto do Namibe, cuja fase de mobilização técnica está quase concluída. As obras terminam em Fevereiro de 2025.
No local, o presidente recebeu informações da empreitada prestadas pelo presidente do Conselho de Administração do Porto do Namibe, Nazareth Neto.
Segundo o PCA do Porto, quando estiveram concluídas, provalvemente no final deste ano, ter-se-á uma infraestrutura moderna à altura de muitos da região austral de África, e poderá atender, com eficácia, as província da Huíla, Cuando Cubango e Cunene.
De acordo com o relatório ao qual a ANGOP teve acesso, a mobilização do estaleiro está com 87% de desenvolvimento do projecto, os edifícios com 90% e a cravação de estacas com 100 %.
Indica que os trabalhos de dragagem estão concluídos, a construção da ponte cais está executada em 49%. Em fase inicial de construção está a demolição do carregador de navios e do tabuleiro.
Esses trabalhos realizam-se a norte da Baía de Moçâmedes e consistem na construção de um novo cais, de diversos edifícios e infra-estruturas de apoio.
A ponte cais terá 520 metros de comprimento e 18 de largura e permitirá a atracagem em simultâneo de embarcações de 50, 60 e 250 mil toneladas.
A ponte cais é constituída por fundações indirectas através de 514 estacas metálicas distribuídas por 110 estacas verticais e 404 estacas inclinadas, enquanto a super-estrutura sobre a forma do tabuleiro é constituído por um bloco de transição com 17,80 m comprimento e 18 m largura, dois blocos no lado terra com 30 metros de comprimento e 18 de largura.
Quanto à expansão do terminal de contentores, o relatório aponta que a mobilização do estaleiro está com 84%, o desenvolvimento do projecto com 100%, a dragagem com 100%, a cravação de estacas 100%, trabalhos de enrocamento com 44%, a instalação de equipamentos, como gruas com 25% e a execução do terminal com 37%.
Esses trabalhos realizam-se no Porto Marítimo situado no lado Sul da Baía de Moçâmedes, sendo que a construção do novo terminal de contentores consiste no prolongamento do cais existente e na construção dos diversos edifícios, entre os quais o de controlo e administração do Porto.
Constam, igualmente, infra-estruturas de apoio e fornecimento e montagem de equipamento de elevação, carga e pesagem, embarcações de reboque e pilotagem, empilhadores, sistema de inspecção de raio X, de monitorização de tráfego marítimo VTS, entre outros.
O prolongamento do cais terá 288 metros de comprimento e 18 de largura. MS/ART