Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, seguiu esta sexta-feira, para a província do Cunene, onde inaugura, ainda hoje, o Hospital Geral "Simione Mucune".
Acompanhado da Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, o Chefe de Estado recebeu cumprimentos de despida da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.
A nova unidade hospital vem substituir a anterior destruída parcialmente por um incendiou em 2020.
As obras do novo Hospital Geral de Ondjiva, no bairro Naipalala III, orçadas em 52 milhões de euros, iniciaram em 2021.
O hospital contará com serviços de Pediatria, Obstetrícia, Endoscopia, Oftalmologia, Estomatologia, Urgência, Cirurgia, Raio X simples e computarizada (TAC), Fábrica de Oxigénio, Hemodiálises, bem como um jango para acolher familiares de doentes, Psiquiatria, entre outros.
A agenda de três dias de trabalho de João Lourenço no Cunene, inscreve a realização do Conselho de Governação Local que reúne os 18 governadores provinciais e ministros para abordar a situação sócio-económica de cada uma das regiões do país, bem como avaliar o andamento de projectos de impacto social.
No domingo, último dia da visita, o Presidente desloca-se ao município do Cuvelai, onde vai constatar o andamento das obras de construção da barragem do Ndué, um dos cinco projectos estruturantes para o combate à seca cíclica nesta província, que prevê beneficiar mais de 50 mil famílias e o abeberamento de 60 mil cabeças de gado. VIC