Luanda – O Presidente da República, João Lourenço, partiu esta sexta-feira para a cidade de Kampala (Uganda), para participar na Cimeira Extraordinária da (UA) sobre o Programa Abrangente para o Desenvolvimento da Agricultura em África (CAADP).
No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, João Lourenço recebeu cumprimentos de despedida da Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e de outras individualidades presentes.
Na reunião dos Chefes de Estado e de Governo da organização continental, que terá lugar sábado, João Lourenço vai dirigir os trabalhos na sua condição de primeiro vice-presidente da Mesa da Assembleia da UA.
Os trabalhos da cimeira extraordinária arrancaram esta quinta-feira com a sessão ministerial dos responsáveis pela Agricultura, Desenvolvimento Rural, Água e Meio Ambiente e estendem-se até sábado (11).
O encontro vai passar em revista o memorando de participação de Angola nas sessões ministeriais sobre o CAADP, o seu Projecto de Estratégia e Plano de Acção para o período 2026-2036 e o Projecto de Declaração de Kampala sobre a criação de sistemas agro-alimentares resilientes e sustentáveis em África.
Desde a sua criação em 2003, em Maputo, o CAADP tem desempenhado um papel crucial na transformação agrícola no continente, com o intuito de aumentar a segurança alimentar e a nutrição, reduzir a pobreza rural, criar emprego e contribuir para o desenvolvimento económico e a salvaguarda do meio ambiente.
O Programa pretende atingir uma taxa de crescimento anual de 6% no sector agrícola, através da atribuição de, pelo menos, 10% dos orçamentos dos Estados-membros da União Africana à agricultura.
A UA foi constituída em 26 de Maio de 2002, quando entrou em vigor o seu Acto Constitutivo, em substituição da Organização de Unidade Africana (OUA), criada em 1963.
Em Fevereiro do corrente ano, o Presidente angolano, João Lourenço, assume a liderança da organização continental por um período de um ano.
Actualmente a organização continental reúne 55 países africanos. VIC