Huambo - O Presidente da República, João Lourenço, já se encontra na cidade do Huambo, província com o mesmo nome, onde vai proceder à inauguração de infra-estruturas de impacto social.
No Aeroporto Albano Machado, o Chefe de Estado, acompanhado da primeira Dama, Ana Dias Lourenço, foi recebido pela governadora provincial, Lotti Nolika, e pela população local.
De acordo com o programa da visita, logo à sua chegada, o Titular do Poder Executivo vai reunir-se com os membros do governo da província do Huambo.
Nesse encontro, a governadora Lotti Nolika vai apresentar o ponto de situação social e económica desta região do planalto central.
O Presidente João Lourenço vai inaugurar infra-estruturas ligadas aos sectores da saúde, comunicação social, administração pública, trabalho e segurança social e cultura.
A agenda do Chefe de Estado prevê, também, visitas à Feira Agropecuária a decorrer no Pavilhão Multiusos Serra Van-Dúnem, e à Missão do Dondi, no município de Catchiungo.
O Presidente João Lourenço esteve pela última vez na província do Huambo em Março de 2022, onde procedeu à abertura do Ano Judicial.
Com mais de um milhão de habitantes, a província do Huambo conta com 11 municípios, nomeadamente Huambo, Bailundo, Ekunha, Cáala, Catchiungo Londuimbale, Longonjo, Mungo, Tchicala Tcholoanga, Tchindjenje e Ucuma.
A cidade do Huambo é um polo de desenvolvimento económico, industrial e agropecuário e um centro de excelência no domínio académico, nomeadamente na área da investigação agrária e veterinária.
O Huambo é igualmente uma região rica em recursos naturais e minerais, com uma vasta rede hidrográfica e um clima ameno que a tornam especialmente vocacionada para o desenvolvimento das atividades agropecuárias e agroalimentares.
O regresso do Presidente da República a Luanda está previsto para sábado. DC/VIC