Djibloho (Do enviado especial) – A V sessão extraordinária da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) iniciou a instantes, na sala de conferência de Djibloho, na cidade administrativa de Djibloho, Guiné Equatorial.
O evento, cuja temática está focada na situação prevalecente no Gabão, depois do golpe de estado de Agosto do ano em curso, vai passar em revista o relatório intercalar do facilitador da CEEAC sobre o processo de transição no Gabão, bem como as recomendações do Presidente da Comissão da CEEAC sobre a implementação da decisão relativa à deslocalização provisória da sede da comunidade de Libreville para Malabo (Guiné Equatorial).
O Gabão foi suspenso e afastado da liderança do órgão, em Setembro deste ano, na sequência do golpe de Estado que culminou com afastamento do Presidente Ali Bongo Ondimba, então presidente da CEEAC, do poder.
Para o efeito, a CEEAC aprovou a transferência temporária da presidência do Gabão para a Guiné Equatorial.
A Comunidade Económica dos Estados da África Central elaborou um roteiro para servir de bússola orientadora para o mediador aplicar as medidas que foram tomadas pela organização.
A CEEAC é constituída por Angola, Burundi, Camarões, República Centro-Africana, Chade, Congo, Guiné Equatorial, Gabão, Ruanda, São Tomé e Príncipe e República Democrática do Congo. VM/VIC