Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

SME regista mais de quatro mil actos migratórios

     Política              
  • Huambo • Quarta, 27 Dezembro de 2023 | 14h55
Porta-voz do SME na província do Huambo, inspector-chefe de migração, Marlene Matokissa
Porta-voz do SME na província do Huambo, inspector-chefe de migração, Marlene Matokissa
Zeferino Zinga-ANGOP

Huambo – Quatro mil 477 actos migratórios, entre nacionais e estrangeiros, foram processados, este ano, pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na província do Huambo, mais mil 552 em relação ao igual período anterior.

A informação foi prestada, esta quarta-feira, à ANGOP pela porta-voz do SME no Huambo, inspectora-chefe Marlene Matokissa, que explicou que desses actos migratórios constam dois mil 993 nacionais (mais mil 431) e mil 484 estrangeiros (mais 121).

Em relação aos estrangeiros, disse tratar-se de cidadãos de 42 nacionalidades, com realce para a mauritaniana (312), eritreia (151), ivoirense (150), cubana (117), vietnamita (115) e com menor população a checa, com 13.

Conforme a responsável, a instituição controla, actualmente, mil 450 estrangeiros, sendo 483 portadores de visto de trabalho, 143 de permanência temporária, um possuir de visto de investidor, 89 de cartões de residente, 202 de cartões de refugiados, 241 portadores de declaração de requente de asilo e 286 de recibos de requente de asilo.

Emissão de passaporte

Referiu que ao longo do mesmo período foram emitidos dois mil 829 passaportes ordinários, um aumento de mil 552 comparativamente ao igual período anterior, bem como outros 41 de serviço (mais 35) ao passo que aos estrangeiros foi-lhes entregue 842 actos diversos (mais 38).

Até à data presente, acrescentou a inspector-chefe Marlene Matokissa, a instituição tem por entregar 665 passaportes ordinários, cuja emissão, segundo a lei, varia entre 15 e 90 dias.

Informou que a instituição tem estado a proceder contactos telefónicos com os titulares de passaportes, com o objectivo de evitar que os mesmos percam o seu tempo de validade no guichet do SME, pois a medida passa em persuadi-los a procederem ao levantamento.

Por isso, a responsável reiterou o apelo aos cidadãos nacionais e estrangeiros com actos por levantar no sentido de acorrerem ao guichet da direcção do Serviço de Migração e Estrangeiros na província do Huambo ou para consultarem, através do site sme.gov.ao.

O Serviço de Migração e Estrangeiros, abreviadamente designado por SME é o órgão executivo central do Ministério do Interior, com autonomia administrativa e gestão orçamental, ao qual compete executar as políticas e medidas legislativas e regulamentares relacionadas com a entrada, trânsito, saída e controlo da permanência e das actividades de cidadãos estrangeiros em território nacional.

Compete, igualmente, ao SME promover, coordenar e executar as medidas e acções relacionadas com aquelas actividades. ALH

 





Fotos em destaque

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

CSMJ lança concurso público para provimento da vaga de presidente da CNE

 Quinta, 06 Fevereiro de 2025 | 11h27


Notícias de Interesse

Mahmoud Ali Youssouf eleito presidente da Comissão da UA

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 18h21

Governadora defende administração inclusiva e participativa

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 18h14

MPLA em Luanda aposta na formação de quadros

 Sábado, 15 Fevereiro de 2025 | 17h37

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+