Mbanza Kongo – Cento e 14 cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que viviam ilegalmente na província do Zaire foram repatriados, nos últimos 15 dias, pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) na região.
Segundo o porta-voz da Delegação Provincial do Zaire do Ministério do Interior, Sérgio Afonso, os referidos imigrantes Ilegais foram recolhidos nos municípios de Mbanza Kongo, Soyo e Cuimba, no âmbito das acções de controlo e fiscalização de estrangeiros em situação migratória irregular.
Deste número, 33 cidadãos foram repatriados pela fronteira do Luvo (Mbanza Kongo), 29 em Kimbumba (Soyo) e 52 imigrantes saíram pelos postos fronteiriços do Minga e Buela, no município do Cuimba.
Explicou que 108 cidadãos desta país vizinho foram repatriados por medidas administrativas e oito por decisão judicial.
Quatro municípios da província do Zaire, nomeadamente Mbanza Kongo, Soyo, Cuimba e Nóqui partilham fronteira com a região do Congo Central (RDC), numa extensão de 310 km.
Apreendidos no Nóqui 625 litros de gasóleo por contrabando
Enquanto isso, 625 litros de combustível do tipo gasóleo que tinha como destino a RDC foram apreendidos segunda-feira, pela Polícia Nacional no município fronteiriço do Nóqui.
A apreensão ocorreu por volta das 15 horas, no bairro Poder Popular, periferia da vila do Nóqui.
Na ocasião, foram detidos dois supostos contrabandistas que no interior de uma motorizada de três rodas, transportavam 25 bidões de 25 litros cada em direcção à fronteira com o país vizinho. JL