Saurimo – Vinte e três cidadãos estrangeiros foram expulsos na província da Lunda Sul, durante os últimos três meses, pelos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME), no âmbito das acções de combate à imigração ilegal.
Trata-se de cidadãos da República Democrática do Congo (RDC), que foram encaminhados às províncias da Lunda Norte e Moxico a fim de serem expulsos do território nacional a partir das fronteiras de Txissanda e Luau, por infracções migratórias.
Segundo o documento, os imigrantes ilegais foram interpelados nos bairros periféricos de Saurimo, com realce para mercados, vias públicas, estabelecimentos comerciais e paragens de táxi.
Os referidos cidadãos estrangeiros pretendiam atingir a capital do país.
Lê-se ainda na nota, que durante o período em referência, foram emitidas oito guias de saída voluntária, por não reunirem meios de subsistência e por permanência ilegal no país, e aplicadas multas a 22 cidadãos estrangeiros de diversas nacionalidades.
No domínio dos actos migratórios, refere que foram solicitados 29 passaportes ordinários e emitidos 277 passaportes ordinários de nacionais.
Cinquenta e seis vistos foram emitidos e prorrogados a favor de cidadãos estrangeiros e entregues nove cartões de residentes.
O documento refere que neste momento encontram-se 357 passaportes ordinários por se levantar.
O SME na Lunda Sul controla 825 cidadãos estrangeiros com o estatuto de portadores de visto de trabalho, permanência temporária, residência, cartão de refugiado e declarações provisórias de requerimento de asilo.E M/QB/JW/VIC