Cacuaco – O director-geral adjunto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), Miguel Arcanjo Sumbo, reafirmou hoje, sexta-feira, em Cacuaco, o compromisso da polícia criminal em assegurar a paz no país e o bem-estar das famílias angolanas.
O comissário-criminal reforçou o compromisso na abertura da jornada alusivas aos 47 anos do SIC, a decorrer de 18 a 28 de Novembro, sob o lema “Com Profissionalismo na Prevenção e Repressão à Criminalidade, Comemoremos o 47º Aniversário do Serviço de Investigação Criminal”.
Segundo o responsável, a instituição é hoje um órgão executivo central do Ministério do Interior definido como polícia criminal e judiciária com competências no domínio da investigação de crimes e com actuação em matéria de instrução processual sujeita à fiscalização do Ministério Público.
Entretanto, disse Miguel Arcanjo Sumbo, pela complexidade do órgão, exige dos efectivos uma adequada e permanente preparação para melhor corresponder aos novos cenários e desafios de segurança pública.
“Por essa razão, é crucial que cada efectivo, do agente ao oficial de investigação criminal, estejam ao serviço do interesse público com elevado rigor e adoptem uma conduta vertical que não suscite qualquer dúvida”, realçou.
Por outro lado, o comissário-chefe na reforma, Eduardo Cerqueira, afirmou que, comparativamente aos anos anteriores, o SIC está cada vez melhor doptado de meios e recursos humanos qualitativos que oferecem muitos resultados positivos nas suas operações.
Para o antigo quadro do Serviço de Investigação Criminal (SIC), a entrada da investigação criminal no conselho de segurança nacional foi um ganho imensurável para a organização, porque permite melhorar a sua intervenção pública.
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) é um órgão sob a tutela do Ministério do Interior de Angola, criado para tornar mais eficiente o combate à criminalidade, visando a construção de uma sociedade mais harmoniosa.
Actividades em saudação a data estão a ser realizadas em todas as províncias do país pelos membros destes serviços de interesse nacional.